A Capoeira na Escola

0
9

A Capoeira na Escola na rede pública é um desejo de muitos dos detentores da prática, da mesma forma é uma vontade de parcela representativa da sociedade brasileira. Muitos projetos de lei já foram aprovados em diversos municípios no Brasil para que se implementasse de forma obrigatória o ensino da capoeira para crianças e adolescentes conforme orientação da Lei 10.639/03.

Ocorre que o ensino da capoeira nas escolas da rede pública enfrenta uma grande barreira de ordem legal, burocrática, e até mesmo cultural. Esse é um problema que a sociedade tem que resolver. Enquanto sociedade refiro-me a todo o conjunto; detentores do saber da capoeira, sistema público de ensino, poder público, como Secretaria de Educação, poder legislativo, entidades de representação, conselhos municipais, família, etc.

Recentemente municípios como Campinas-SP e Salvador – BA protagonizaram iniciativas legislativas que direcionavam a capoeira para a rede pública de ensino. Ambas as iniciativas não tiveram êxito. Por quê? Embora derrotados, os capoeiristas de Salvador fortaleceram o movimento pela retomada da iniciativa, lá, o prefeito soteropolitano vetou o projeto, a exemplo de Campinas. As justificativas para o veto nas duas cidades permanecem sob uma nuvem injustificável.

Vereadora Guida Calixto (PT) autora do PL Capoeira na escola em Campinas. Foto Youtube

Em 2004, o prefeito da cidade de Hortolândia, região metropolitana de Campinas aprovara o projeto do ensino da capoeira na rede pública municipal em atendimento à recente da Lei 10639/03. No entanto, a regulamentação e a implementação dela nunca aconteceu, por quê?

Nas Universidades no nível de pós-graduação a capoeira tem sido disciplina regular e extensiva, num claro reconhecimento de suas competências pedagógicas e o seu conhecimento em si. Não é preciso a anuência formal para saber a amplitude disciplinar que abarca a prática e o ensino da capoeira.

Nesse sentido, propomos uma viagem, uma longa viagem jornalística para apurar e publicizar iniciativas da Capoeira na Escola. Quem é a favor quem é contrário, quais os desafios legais e burocráticos que esses projetos enfrentam. E nesse sentido portanto, contribuir para fortalecer ainda mais a luta da capoeiragem no sentido de ocupar o espaço escolar e com a liberdade de manifestar toda Brasilidade característica da capoeira em todas as suas dimensões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui